terça-feira, 1 de setembro de 2009

Nove pacientes com suspeita de gripe recebem alta

Nove pacientes que estavam internados com suspeita de gripe suína receberam alta de quinta-feira (27) para sexta-feira (28). Agora, são 31 internações, sendo 20 de adultos e 11 de crianças e nenhuma gestante. Segundo o chefe da Vigilância Epidemiológia, Charbel Kury, um conjunto de ações vem contribuindo para a redução do número de internações, entre elas, a utilização correta dos protocolos pelos médicos e a tendência natural que ocorre em casos como este. "Geralmente, é uma onda que dura cerca de um mês. Como esta começou no dia 19 de julho, a gente espera que agora, comece a decrescer".

Charbel também ressaltou que o número de crianças menores de um ano internadas é baixíssimo e isso se deve também à prevenção através da vacina Prevenar. "A Prefeitura de Campos disponibiliza gratuitamente, a vacina para crianças menores de um. Todas as que estão internadas, hoje, menores de um ano, não tomaram a vacina", disse o chefe da Vigilância Epidemiológica, acrescentando que a vacina não está em falta na secretaria de Saúde.

Entre os internados, oito adultos estão no Hospital Plantadores de Cana, sendo uma puérpera que está Centro de Terapia Intensiva (CTI), um paciente na Unidade Intermediária (UI), cinco na enfermaria e um no apartamento. Duas mulheres estão na Unidade Terapia Intensiva (UTI) na Unimed, em estado grave, sendo uma de 41 e outra de 26 anos.

No Hospital Ferreira Machado, estão sete pessoas internadas, sendo cinco crianças (quatro na pediatria e uma na Utip), um adulto no setor de Doenças Infecto-Parasitárias (Dip) e um no Pronto Socorro. No Hospital Escola Álvaro Alvim, um adulto continua internado na UTI. Na Beneficência Portuguesa, três adultos estão internados.

Na Clínica Lília Neves, um bebê de 17 dias está na UTI neonatal. Na Santa Casa, quatro crianças estão internadas na pediatria. Dos três internados no Hospital Geral de Guarus, uma criança está na pediatria e dois adultos na Unidade de Terapia Semi-Intensiva. "Já chegamos a ter 47 pessoas internadas. Hoje, este número reduziu significativamente e esperamos que continue reduzindo", disse o chefe da Vigilância Epidemiológica, ressaltando que entre as crianças internadas, apenas uma é maior de cinco anos de idade.

Liliane Barreto / SECOM

Nenhum comentário: