terça-feira, 1 de setembro de 2009

Alberto Chebabo alerta para a prevenção do Influenza no próximo inverno

Autoridades de saúde do município participaram neste sábado (29) da palestra com o chefe do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias do hospital da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alberto Chebabo, com o tema Influenza (H1N1), que é o causador da gripe suína. No último dia do I Fórum Estadual de Infectologia, realizado no Teatro Municipal Trianon desde a última quinta-feira (27), Chebabo adiantou que, no inverno do próximo ano, uma nova onda de gripe suína poderá acometer o país, principalmente, em locais onde o número de casos foi pequeno ou não teve incidência da doença. Ele fez um alerta para os cuidados de prevenção que devem continuar sendo tomados.

O vice-prefeito, Francisco Arthur Oliveira, dr. Chicão; o secretário de Saúde, Paulo Hirano; o chefe da Vigilância Epidemiológica, Charbel Kury; o diretor do Centro de Referência da Dengue, Luiz José de Souza; o diretor da Faculdade de Medicina de Campos e presidente de honra da Socidade Brasileira de Infectologia, Nélio Artilles, acompanharam atentamente as informações do chefe

Ele afirma que, para se prevenir, a população deve continuar tomando cuidados de prevenção, que estão sendo recomendados agora. "Devemos continuar com os mesmos cuidados: pessoas doentes evitar sair de casa enquanto estiverem com os sintomas, usar lenços de papel quando tossir ou espirrar e descartá-lo, imediatamente e o que é um dos fatores mais importantes: lavar sempre as mãos".

Na palestra, Alberto Chebabo trouxe informações sobre o que está acontecendo tanto no Brasil como no estado do Rio de Janeiro. "Também discutimos as diferenças das recomendações do Ministério da Saúde e da secretaria estadual em termos de prescrição do medicamento", diz o especialista que, com toda experiência, ressaltou que a redução do número de casos suspeitos nas últimas semanas na região metropolitana do Rio, também.

De acordo com Chebabo, a aplicação da vacina Prevenar, que é oferecida em Campos, de forma pioneira no país, gratuitamente, aos menores de um ano de vida, é muito importante para evitar as complicações da gripe nas crianças. "A vacina não evita que a criança gripe, mas diminui muito os riscos de complicação, comuns em pacientes gripados", alerta o especialista.

Chebabo também falou da expectativa da fabricação da vacina contra o Influenza A para o próximo ano. "Nós ainda não sabemos como será a distribuição destas vacinas. Isto vai ser definido pelo Ministério Saúde, que vai dizer quais serão os grupos prioritários", frisa o chefe do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias do hospital da UFRJ, destacando que a vacina é a melhor profilaxia contra a doença.

Antes, o palestrante Walter Tavares falou sobre Antibioticoterapia em Situações Especiais, como idoso e gestante e, após a palestra sobre Influenza, o tema foi Toxoplasmose em Campos, com os especialistas na área Annelise Wilken, Ricardo Guerra, Nélio Artiles e Lílian Bahia Oliveira.

Liliane Barreto / SECOM

Nenhum comentário: