terça-feira, 11 de agosto de 2009

Medidas preventivas contra gripe suína

Várias medidas preventivas tomadas pela secretaria municipal de Educação (Smec) estão evitando a propagação do vírus H1N1, causador da gripe A. A partir desta terça-feira (11), os gestores da rede municipal de ensino vão começar a receber panfletos elaborados pela Smec, com informações gerais sobre a gripe, as formas de contágio do vírus, os sintomas da gripe e quem são as pessoas do grupo de risco, por exemplo.

- Estamos pedindo aos funcionários que avisem aos alunos para não beber água diretamente dos bebedouros, apenas em copos descartáveis. Solicitamos aos profissionais da educação que sejam multiplicadores das informações recebidas - afirmou a secretária de Educação, Auxiliadora Freitas.

Todos os cursos de formação continuada, seminários e reuniões com gestores, previstos para este mês de agosto, foram suspensos em caráter provisório. As capacitações, que ocorrem mensalmente, e o Seminário de Educação Inclusiva, que aconteceria na semana passada, serão remarcados.

Na última quarta-feira (5), a secretária, os supervisores escolares, os orientadores pedagógicos e superintendentes de ensino da Secretaria de Educaão realizaram reuniões com os professores e gestores da rede municipal de ensino, oferecendo instruções. As reuniões aconteceram em 21 escolas-pólo criadas pela Smec.

Auxiliadora explicou que todas as medidas estão sendo definidas em ação integrada com a secretaria municipal de Saúde. No dia 31 de julho, o secretário de Saúde, Paulo Hirano, reuniu-se com os gestores no Teatro Municipal Trianon. Eles receberam cartazes, panfletos e fluxogramas da secretaria de Saúde, com as medidas a serem tomadas.

Além disso, a secretaria de Educação suspendeu a volta às aulas, prorrogando as férias até domingo (16), para evitar aglomerações. Segundo Auxiliadora, outras medidas foram tomadas. "Estamos adquirindo também, lenços e copos descartáveis para distribuir nas unidades escolares e enviando orientações aos gestores pelos e-mails funcionais que criamos este ano", disse.

Outras medidas - Seguindo determinação da prefeita Rosinha Garotinho, o departamento de Recursos Humanos da Smec atendeu somente nesta segunda-feira (10), 12 gestantes servidoras que atuam nas escolas para serem dispensadas das atividades por 15 dias, já que também fazem parte do grupo de risco, estando mais vulneráveis à gripe.

- Estamos reforçando o envio de material de limpeza e higiene, como sabão de coco, para as unidades escolares e fazendo rodízio entre os auxiliares de serviços gerais, neste período de férias, para a constante higienização dos espaços - informou a secretária.

Calendário - Para cumprir o calendário escolar com 200 dias letivos previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a secretaria de Educação elaborou o Plano de Reposição de Conteúdos, específico para cada unidade escolar. As aulas serão repostas em sábados letivos e, em alguns casos, também em contra-turnos aos que os alunos estudam, para compensar os dias a mais do recesso escolar.

Segundo a superintendente de Ensino da Smec, Márcia Luzia Gama de Jesus, o calendário especial está sendo elaborado com os coordenadores pedagógicos da secretaria para atender às especificidades de cada escola. "Estamos criando planos de estudo, com projetos interdisciplinares, para tornar as aulas mais atraentes, nas quais serão usadas várias linguagens, a fim de explorar as diversas áreas do conhecimento", finalizou.

Kamilla Uhl
Foto: Roberto Jóia

Nenhum comentário: