terça-feira, 11 de agosto de 2009

Secretário de Saúde vai à Câmara Municipal falar sobre ações no combate à gripe A

A convite dos vereadores, o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, esteve nesta terça-feira (11), no Plenário Álvaro Lopes Vidal, da Câmara Municipal, para falar sobre as ações da Prefeitura de Campos no atendimento aos pacientes com suspeita do vírus H1N1, causador da gripe suína. De acordo com o secretário, os vereadores foram informados sobre o cenário em relação ao que está acontecendo no município, no país e no mundo.

Entre as informações repassadas, estavam ações preventivas até o atendimento aos pacientes com suspeita da doença, como a instalação de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Plantadores de Cana, além da aquisição de equipamentos. "Gostaríamos de lembrar que a secretaria de Saúde está muito atenta", lembrou o secretário, acrescentando que pretende ampliar as ações.

Outra ação preventiva do município foi a determinação da prefeita Rosinha Garotinho de que as gestantes que trabalham no atendimento ao público no município fiquem em casa, além da prorrogação do retorno às aulas. Recentemente, a prefeitura saiu na frente e está disponibilizando para todas as grávidas gripadas, o swab nasal, exame feito em apenas um laboratório particular do município.

Com a morte da fonoaudióloga Maria Cândida Freitas, nesta terça-feira (11) sobe para cinco o número de mortes suspeitas por influenza A, em Campos. Ela estava internada em um hospital particular da cidade. Agora, o marido dela também está com suspeita da gripe e vem apresentando sintomas, como tosse e febre, o que levou a Vigilância Epidemiológica a fazer o monitoramento.

Atualmente, 10 crianças estão internadas em hospitais públicos, conveniados e privados do município, mesma quantidade de gestantes. Das duas grávidas internadas no Hospital Plantadores de Cana, uma apresentou melhores e voltou para a enfermaria e a outra continua em estado grave.

Das 10 crianças, duas estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Ferreira Machado. No mesmo hospital está um adulto que veio de Porto Alegre (RS), que vem se recuperando bem e deve receber alta em breve. Uma mulher de São Fidélis, que está em um hospital particular, está em estado grave. Na Beneficência Portuguesa, estão internadas duas crianças com leucemia com sintomas da gripe.

O que tranqüiliza as autoridades médicas de Campos é que nenhum caso de paciente com suspeita da doença foi confirmado sem que tivessem viajado para algum lugar onde existe o vírus circulante. "Os dois casos que tivemos confirmados foram o de um casal que esteve na Argentina. Fizemos o bloqueio epidemiológico e nenhuma pessoa esteve com eles para que pudesse se contaminar", informa o secretário de Saúde.

Hirano falou da preocupação que teve com a falta de medicamentos disponibilizados pelo Estado. "O município de Campos está numa situação privilegiada no que diz respeito à doença, porque todas as medidas preventivas estão sendo tomadas", disse o secretário, acrescentando que agora, é possível prescrever medicamento para gestante grávida, mesmo que ela não esteja internada.

Liliane Barreto / SECOM

Nenhum comentário: