Mais uma morte por suspeita de gripe suína está sendo investigada pela secretaria municipal de Saúde, em Campos. A jovem Erinete da Silva Crespo, 21 anos, de Espírito Santinho, que foi internada grávida no dia oito de agosto, faleceu na tarde desta quinta-feira (13), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Plantadores de Cana. Quando foi internada, ela foi submetida a uma cesariana com 38 semanas de gestação. O bebê é um menino de três quilos e passa bem. A morte de Erinete é a sexta por suspeita da gripe, no município, sendo quatro grávidas (uma de Cambuci), uma senhora de 53 anos e um jovem de 29.
Ao todo, 24 pessoas continuam internadas nos hospitais públicos e particulares do município, sendo nove gestantes e a mesma quantidade de crianças. No Hospital Plantadores de Cana, oito grávidas continuam internadas e uma, de 15 anos, entrou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outra gestante está internada no Hospital da Unimed, onde também estão uma criança e um adulto na UTI. "Duas pessoas que estavam internadas lá, tiveram alta".
No Hospital Dr. Beda, três adultos estão internados, sendo que um é paciente especial e está na UTI. "No Hospital Geral de Guarus, tem um adulto de 40 anos e uma criança de um ano e três meses internados e, no Hospital Ferreira Machado, duas crianças continuam internadas na Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico (Utip)".
De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica, Charbell Kury, três crianças estão internadas na Clínica Lília Neves e duas estão na Beneficência Portuguesa. No Prontocárdio, também, está internada uma enfermeira. A secretaria de Saúde tem tomado uma série de medidas para evitar o contágio do vírus H1N1 e orientado à população sobre medidas preventivas, como lavar bem as mãos com água e sabão e evitar locais fechados de grande aglomeração.
A secretaria de Saúde, também, vem promovendo uma série de treinamentos para os profissionais da área no sentido de que todos estejam preparados para atender aos pacientes com suspeita da gripe. Na segunda-feira (17), os médicos-obstetras estarão reunidos no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, a partir das 19h. Na terça-feira (18), será a vez dos médicos intensivistas debaterem casos de pacientes que faleceram ou estão internados nas unidades de saúde do município.
Na quarta-feira (19), às 18h, estarão reunidos no mesmo local os médicos-pediatras que assistirão a palestra com a chefe do setor de Infectologia Pediátrica do Hospital Menino Jesus, no Rio de Janeiro, Marisa Aloe. Para finalizar o ciclo de palestras, na quinta-feira (20), estarão reunidos os clínicos para um treinamento com o médico Luiz José de Souza, responsável pelo Centro de Triagem, que funciona no Hospital Plantadores de Cana.
Liliane Barreto / Alessandra Ribeiro / SECOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário