quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Educação infantil e creches sem previsão de retorno

A secretária de Educação, Auxiliadora Freitas, anunciou nesta quinta-feira (13), que apenas os alunos da educação fundamental regular, do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) vão voltar às aulas na próxima segunda-feira (17). Ainda não há previsão para o retorno dos alunos da educação infantil e de creches (alunos de 0 a 5 anos).

A medida foi tomada agora há pouco e é mais uma ação preventiva do governo municipal contra a propagação do vírus Infuenza A (H1N1), causador da gripe suína. A secretária Auxiliadora Freitas afirmou que continuará avaliando a questão junto à equipe da secretaria municipal de Saúde.

- Sabemos que as crianças integram o grupo de risco e estamos sendo prudentes. Nosso município saiu na frente com algumas medidas preventivas, como, por exemplo, no afastamento das gestantes do ambiente de trabalho por 15 dias. Depois que a prefeita Rosinha tomou esta medida, outros municípios repetiram a ação - ressaltou a secretária.

Equipes da secretaria municipal de Educação (Smec) continuam distribuindo nesta quinta-feira, os informativos com orientações sobre a nova gripe nas unidades escolares de áreas rurais. O departamento de Suprimento Escolar também está fazendo a entrega dos copos descartáveis para as crianças e os funcionários.

A prefeita Rosinha Garotinho anunciou na última quarta-feira (12) que caso seja necessário, poderá prorrogar por mais 15 dias o afastamento das gestantes das atividades laborais. Elas já estão afastadas do trabalho desde o dia 5 de agosto. A medida é válida inicialmente , até o dia 20 de agosto. As mulheres grávidas apresentarem imunidade baixa, ficando mais vulneráveis à contaminação pelo vírus influenza A.

Cronograma - As aulas serão repostas em oito sábados letivos, para que o calendário seja cumprido até o dia 19 de dezembro. Somente algumas unidades escolares mais prejudicadas com o atraso do início do ano letivo, em razão das inundações que assolaram o município no início do ano, poderão encerrar as atividades após esta data.

- As escolas que estão com as aulas mais atrasadas terão calendário personalizado, baseado na realidade de cada localidade. Faremos o possível para encerrar antes do dia 30 de dezembro, mas se for necessário, estenderemos o calendário para que nenhum aluno seja prejudicado com a reposição dos conteúdos - enfatizou a secretária.

Kamilla Uhl

Nenhum comentário: