Os secretários municipais de Saúde e Educação vão reunir os diretores, vice-diretores e orientadores pedagógicos nesta sexta-feira (31) para palestra com o tema "Prevenções contra a Gripe H1N1". O encontro será às 10h no Teatro Municipal Trianon. O secretário de Saúde, Paulo Hirano, afirmou que vai abordar as diferenças entre a gripe H1N1 (suína) e a gripe comum. O objetivo é orientar a população campista quanto ao fluxo de atendimento nas unidades básicas de saúde e nos hospitais do município.
- Os gestores que estiverem presentes na ocasião, deverão repassar as orientações aos seus alunos e familiares, pois abordaremos os cuidados que devemos ter com a higiene, os procedimentos que devem ser tomados em caso de gripe e a conduta adotada, a fim de oferecer maior proteção aos nossos munícipes e evitar a transmissão em massa - disse o secretário.
De acordo com a secretária de Educação, Auxiliadora Freitas, os gestores das instituições de ensino particulares, de nível infantil, médio e superior também foram convidados para receber as instruções. Além deles, a coordenadoria Regional Norte 1 Fluminense e os diretores de escolas estaduais também receberão as orientações.
O secretário disse que há dois casos confirmados de gripe H1N1 em Campos, comprovados por exames laboratoriais. Outras três pessoas estão sob suspeita de terem adquirido a doença. Segundo ele, todos os casos da gripe foram importados de outros países. "A emissão do resultado dos exames laboratoriais está sofrendo um atraso além do possível, em razão da demanda", explicou Paulo Hirano.
Auxiliadora enfatizou que os gestores serão multiplicadores nas escolas e que até o momento a volta às aulas está mantida para a próxima segunda-feira (3). "Por enquanto, não vamos adiar o retorno das férias, uma vez que já tivemos um atraso no início do ano letivo, por conta das enchentes que assolaram nossa região", afirmou. Ela acrescentou que a secretaria de Educação vai aguardar as orientações do secretário de Saúde, para, então, tomar as providências necessárias quanto a um possível adiamento do início do segundo semestre letivo de 2009.
Kamilla Uhl
Nenhum comentário:
Postar um comentário