quarta-feira, 29 de julho de 2009

Secretaria de Saúde coleta material de mais duas pessoas para exame

A Vigilância Epidemiológica de Campos investiga nesta terça-feira (28), através da coleta de material para exame, o caso de duas pessoas que apresentam quadro gripal forte, a fim de verificar ou descartar a presença do vírus Influenza, transmissor da gripe suína. De acordo com o chefe do setor, Charbell Kury, o homem de 46 anos, que está em observação num hospital particular, e a criança de 9 anos, internada em uma clínica particular, não apresentam histórico epidemiológico e os exames são por medida de precaução.

- Até mesmo para excluir a gripe suína, é importante investigar os casos em que verificamos a maioria dos sintomas, ou em que o paciente não responde ao tratamento normal - explica.

Ainda de acordo com Charbell, o menino de 9 anos chegou nesta segunda-feira (27), de Curutiba, no Paraná, e deu entrada no hospital à noite. O homem, que é da área rural de Campos e não teria feito nenhuma viagem, foi internado também na segunda. O material coletado foi enviado por volta das 12h para exame no Rio de Janeiro. Segundo Charbell, a secretaria de Saúde já encaminhou medicação para o paciente no hospital.

- Como ele não está respondendo aos antibióticos normais, já enviamos a medicação e colhemos o material para exame, embora, por raio X, tenha sido detectado um quadro de pneumonia, provavelmente bacteriana - informa.

O quadro clínico da criança, segundo Charbell, é estavel. "Se não houver resposta ao medicamento que está sendo ministrado, o mesmo procedimento será realizado com o menino, com o envio de medicação específica para a clínica onde está internado".

O chefe da Vigilância Epidemiológica volta a tranqüilizar a população. "As pessoas que apresentarem sintomas de gripe, com febre acima de 38 graus, devem procurar atendimento médico. Mesmo quando esses sintomas estiverem associados à tosse constante, diarréia, vômito, cansaço e dificuldade respiratória, a pessoa deve evitar hospitais e ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais perto de casa. Lá, após a triagem, se for necessário, ela será encaminhada para exames no Centro de Referência da Dengue".

Charbell explica que, presentes os sintomas mais comuns da gripe A, inicialmente o tratamento é feito em casa. "O paciente recebe a medicação e é feito o isolamento domiciliar, que é acompanhado pela Epidemiologia. O paciente somente é encaminhado para internação no Hospital Ferreira Machado se apresentar complicações, como síndromes respiratórias graves", explicou o médico, acrescentando que, como principais cuidados, as pessoas não podem se auto- medicar, devem lavar sempre as mãos e evitar aglomerações.

Secom / Verônica Nascimento

Nenhum comentário: