quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Saúde vacina crianças menores de 5 anos que tiveram pneumonia

A Vigilância Epidemiológica de Campos está convocando todas as crianças menores de 5 anos, que tiveram pneumonia, este ano, para comparecer ao setor para vacinação. O objetivo é prevenir a incidência do vírus H1N1, causador da gripe suína, neste grupo, considerado de risco. Nas crianças menores de 2 anos, será aplicada a vacina Prevenar e, nas maiores de 2 e menores de 5, a vacina Pneumo 23.

Segundo o chefe da Vigilância Epidemiológica, Charbell Kury, uma equipe do setor está traçando estratégias junto à secretaria de Educação, para que na próxima semana, sejam iniciadas as palestrinhas nas escolas.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, 30 pessoas estão internadas nos hospitais de Campos com suspeita de gripe suína. Deste total, nove são crianças e três são gestantes. Nove pessoas estão nas Unidades e Centros de Terapia Intensiva (CTIs e UTIs). De terça-feira (8) para quarta-feira (9), quatro pacientes receberam alta.

Charbell confirmou que o laboratório da Fiocruz, do Rio de Janeiro, processa todos os exames de pessoas com suspeita da nova gripe e encaminha para o Ministério de Saúde. "O ministério que encaminha para as secretarias estaduais, que repassam os resultados para os municípios. Até o momento, já recebemos os resultados de nove exames, sendo que sete foram positivos", disse o diretor da Vigilância.

Todos foram tratados com Oseltamivir (Tamiflu) e, deste total, seis passam bem. O único caso de óbito, que comprovou a gripe suína, foi o de uma gestante, que foi internada no Hospital Ferreira Machado no dia 29 de julho e faleceu no dia 6 de agosto.

Pacientes internados:

Lília Neves - 1 criança internada (9 anos)

Álvaro Alvim - 1 internado no CTI, grave

Plantadores de Cana - 13 internados. Deste total, 4 estão na UTI, sendo 1 gestante e 2 puérperas. O restante está na enfermaria.

Hospital Ferreira Machado - 6 internados, sendo 3 crianças na Utip, 1 na pediatria e 1 no Pronto Socorro Pediátrico; 1 adulto no Dip.

Unimed - 2 adultos internados

Hospital de Guarus - 3 adultos internados, sendo 2 na Unidade de Terapia Semi-Intensiva e 1 na UTI

Dr. Beda - 1 adulto internado no CTI

Santa Casa - 3 crianças na pediatria

Liliane Barreto / Verônica Nascimento / SECOM

Nenhum comentário: