quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Rosinha Garotinho prorroga afastamento das grávidas do trabalho

O período de afastamento das servidoras grávidas, lotadas nos diversos órgãos da Prefeitura de Campos, foi estendido até a próxima segunda-feira, (21). O prazo de afastamento terminaria hoje (terça-feira, 15), mas ontem, a Prefeita Rosinha Garotinho consultou a Secretaria de Saúde sobre o cenário da gripe provocada pelo vírus Influenza A H1N1, decidindo pelo prorrogamento.

De acordo com o secretário de Administração e Recursos Humanos, Fábio Ribeiro, a prefeita seguiu a orientação da Secretaria de Saúde, que estipulou o prazo de uma semana, tempo necessário para que a Vigilância Epidemiológica possa avaliar melhor o cenário da doença no município, que já apresenta um quadro de redução no número de registros de pessoas com sintomas da gripe. Fábio argumenta que a medida da prefeita, de manter afastadas as gestantes, foi pelo fato de que está evidenciado que elas e as crianças são um dos principais grupos de risco.

- A decisão da Prefeita Rosinha Garotinho de afastar as grávidas do ambiente de trabalho para evitar o risco de contágio com o virus Influenza A H1N1 foi acertada. Foi uma decisão pioneira e que logo foi seguida pela própria Secretaria Estadual de Saúde e, inclusive, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) - destacou Fábio Ribeiro.

O secretário de Saúde, Paulo Hirano, ressalta que o quadro da doença em Campos está em declínio, tendo em vista que há pouco mais de duas semanas o número de pessoas internadas com suspeita de gripe suína superava a casa das 40 e, nesta segunda-feira, 14 ), ao contabilizar o número de internados em todos hospitais públicos, filantrópicos e da rede privada, o número era de 21 pessoas, com cinco grávidas, enquanto há duas semanas elas eram maioria.

- Devido a tendência de elevação da temperatura, o vírus automaticamente será destruído, porque ele fica envolto numa estrutura que não suporta a temperatura mais alta. Por isso estamos prevendo que em mais uma semana, ao terminar o inverno, teremos condições de fazer uma avaliação mais balizada do comportamento do vírus - justificou o secretário de Saúde.

Jualmir Delfino / SECOM

Nenhum comentário: