quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Exame descarta suspeita de gripe suína em paciente que morreu nesta terça-feira

A Vigilância Epidemiológica acaba de informar à secretaria de Comunicação Social que dois novos resultados de exames chegaram da Fiocruz, no Rio de Janeiro, e descartaram suspeita de gripe suína no paciente, de 55 anos, que veio a óbito nesta terça-feira (15). De acordo com o exame, o paciente teve uma gripe sazonal, que foi agravada por complicações de saúde. Ele era morador do Parque São Caetano e estava internado no CTI do Hospital Escola Álvaro Alvim, desde 14 de agosto.

A Vigilância Epidemiológica informa que um segundo exame, que também chegou à Vigilância na segunda-feira (14), descartou suspeita de H1N1 em outro paciente, que foi medicado com o Tamiflu, mas o exame descartou o caso de gripe suína também. Atualmente, este paciente passa bem. A identidade de todos os pacientes está sendo preservada para evitar situação constrangedora.

O paciente que faleceu nesta terça-feira era hipertenso, cardiopata e tinha seqüelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). De acordo com a Vigilância Epidemiológica, ele foi medicado com Tamiflu e foi feito swab nasal. O paciente entrou no hospital com febre e deficiência respiratória. Depois, o quadro evoluiu para uma parada cárdio respiratória.

Ao todo, 18 pacientes continuam internados nos hospitais e clínicas da cidade, sendo 12 adultos, dos quais quatro são gestantes; um adolescente e cinco crianças. De segunda-feira (14) para terça-feira (15), foram registradas duas altas, sendo uma na Unimed e outra no Hospital Plantadores de Cana.

Quatro atual:

Lília Neves - 1 adolescente de 13 anos

Hospital Ferreira Machado - 6 internados, sendo 4 crianças na Utip e 1 na pediatria. 1 adulto no CTI

Dr. Beda - 1 adulto na UTI

Hospital Plantadores de Cana - 8 internados, sendo quatro gestantes. Todos na enfermaria

HGG - 2 internados, sendo 1 na UTI e 1 na clínica médica

Liliane Barreto / SECOM

Nenhum comentário: