quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Epidemiologia convoca crianças menores de cinco anos

A Vigilância Epidemiológica de Campos está convocando as famílias de todas as crianças de até cinco anos de idade, que foram internadas em Campos por suspeita da gripe suína. O objetivo é pôr em dia o cartão vacinal delas, já que um levantamento realizado pelo órgão da Secretaria Municipal de Saúde demonstrou que 30% das que foram cadastradas para a vacinação antipneumocócica (Prevenar) estavam com o cartão atrasado. O chefe da Vigilância, Charbell Kury, lembra que essa atualização é importante, porque a maioria das vacinas direcionadas para os que têm de zero a cinco anos protege de possíveis complicações, em caso de contágio pelo vírus H1N1, transmissor da nova gripe.

Charbell diz que a convocação já está sendo feita por telefone e até por visitas domiciliares, mas está havendo dificuldade de contactar pais ou responsáveis em alguns casos. "Assim, informamos que essas pessoas devem se dirigir à Vigilância Epidemiológica, levando a criança com o cartão, para que, se for necessário, ela seja imunizada com as vacinas faltantes". O chefe da Epidemiologia também disse ter informação de que alguns cartões de vacina foram perdidos por algumas famílias, durante as enchentes, no início do ano.

- Todos devem regularizar a vacinação dos filhos. No caso da perda do cartão, os pais ou responsáveis podem levar as crianças a qualquer posto de saúde de saúde. Será feito um novo cartão e, na dúvida de a criança ter ou não recebido determinada vacina, ela será novamente vacinada, garantindo a imunização contra as respectivas doenças - explicou Charbell.

O chefe da Vigilância Epidemiológica destacou a importância da imunização, especialmente em um momento de pandemia de gripe suína. "Lembramos que, em Campos, das crianças internadas por suspeita da nova gripe, apenas três eram menores de um ano e essas três não haviam sido imunizadas com a Prevenar, vacina que protege contra a principal complicação do H1N1, que é a pneumonia. Por isso, continuamos frisando que todas as crianças de Campos, com até um ano, têm direito à vacina Prevenar, que é disponibilizada gratuitamente pela Prefeitura e protege contra doenças graves".

Charbell também destaca a importância das demais vacinas, para o menores de cinco anos: "As outras vacinas constantes do calendário vacinal do município também são fundamentais para o fortalecimento do sistema imunológico das crianças, deixando-as menos exposta a ação agressiva do vírus da gripe suína e de vários transmissores de outras doenças infecciosas. Estamos frisando a importância de manter em dia a vacinação dos filhos pequenos, pois nos 3.469 agendamentos que fizemos para a vacinação antipneumocócica, verificamos que 706 crianças estavam com o cartão vacinal incompleto. Esse público já teve o cartão atualizado, mas é necessários que pais ou responsáveis sejam vigilantes, para que os filhos não sejam acometidos por doença, por estarem com a vacinação incompleta", finalizou.

Palestras - O chefe da Epidemiologia de Campos ministrou palestra sobre gripe suína para os estudantes do Colégio Salesiano, nesta terça-feira (1º de setembro). Ele foi reforçar os cuidados quanto à prevenção da doença, que vem sendo trabalho durante todo período de surtos da doença, junto às instituições educacionais do município, já que uma aluna de escola, uma jovem de 14 anos, está internada no Pro Clínicas por suspeita da nova gripe. O quadro dá estudante é estável.

Também ontem, Charbell Kury levou as informações sobre o vírus H1N1 e das formas de precaução da doença a engenheiros e outros profissionais que atuam nas obras do Porto do Açu, em São João da Barra.

Verônica Nascimento / SECOM

Nenhum comentário: