quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Dois óbitos de pacientes de alto risco

Dois pacientes graves que estavam internados há semanas e haviam sido notificados com suspeita de gripe suína faleceram neste final de semana, em Campos. Entre as vítimas, um senhor de 66 anos, que estava no isolamento da Oncologia da Beneficência Portuguesa e era renal crônico e portador de mieloma múltiplo e uma criança de 11 meses, que também tinha problema renal e era portadora de doença pulmonar crônica e estava na Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico (Utip). O homem residia no bairro IPS e a criança na Terra Prometida.

De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica, Charbell Kury, os dois pacientes tinham complicações graves e, na época das internações, foram levantadas as hipóteses de suspeita do vírus Influenza A (H1N1), porque era o período de pico da doença. "Se for comprovada a gripe, foi da época do pico da doença", esclarece Charbell.

Ele lembra que, embora o número de casos venha reduzindo devido a vários fatores, como treinamento oferecido, disponibilização do medicamento e sensibilidade dos médicos, é inevitável o surgimento de casos suspeitos em pacientes de risco. "A doença continua acontecendo, porque o vírus vai continuar, mas de forma endêmica", disse o diretor da Vigilância Epidemiologia.

Segundo Charbell, o senhor que faleceu era um paciente de muito risco. Ele era portador de meloma múltiplo e precisava de um transplante de medula. "A principal complicação do meloma é a pneumonia bacteriana e, tanto o Raio X como o hemograma foram compatíveis", explica. Quanto à criança de 11 meses, também, tinha a saúde fragilizada porque tinha problema renal e era pneumopata.

Atualmente, 30 pessoas estão internadas nos hospitais da cidade, sendo nove crianças e três gestantes. Das três gestantes, duas estão na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Plantadores de Cana. Um paciente continua grave no Hospital Escola Álvaro Alvim e outro no Hospital Geral Dr. Beda. Duas crianças continuam internadas na Utip do Ferreira Machado.

Quadro atual :

Lília Neves - 1 criança internada

Beneficência Portuguesa - 1 adulto na clínica médica

Álvaro Alvim - 1 internado no CTI grave

Plantadores de Cana - 11 internados. Deste total, 3 estão na UTI, sendo 2 gestantes. Dos 8 que estão na enfermaria, 1 é puérpera e 1 gestante.

Hospital Ferreira Machado - 6 internados, sendo 2 na Utip; 3 na pediatria e 1 no Dip.

Unimed - 3 adultos internados

HGG - 3 adultos na Unidade de Terapia Semi-Intensiva

Dr. Beda - 1 internado no CTI

Santa Casa - 3 crianças na pediatria

Liliane Barreto / SECOM

Nenhum comentário: