sábado, 15 de agosto de 2009

Criança de São Fidélis morre no HFM com sintomas da gripe suína

A secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, confirmou nesta sexta-feira (14), a morte por suspeita de gripe suína de um menino de 12 anos, morador de São Fidélis e que estava internado no Hospital Ferreira Machado desde o último dia 9, quatro dias depois de ter começado a apresentar os sintomas. A criança tinha neuropatia, doença de origem neurológica, e fazia uso de vários medicamentos, tornando-se um paciente de alto risco. Nesta sexta-feira (14), 28 pessoas continuavam internadas nos hospitais públicos e particulares, além das clínicas da cidade. Desde que foi internado, o menino vinha sendo medicado com Tamiflu.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, oito gestantes permanecem internadas, sendo sete no Hospital Plantadores de Cana e uma na Unimed, onde também estão uma criança e um adulto. No Hospital Geral de Guarus, estão duas pessoas, sendo uma criança e um adulto e no Hospital Ferreira Machado, duas crianças e três adultos. Entre os adultos, está um homem de 44 anos, que está internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI), em estado que inspira cuidados.

No Hospital Dr. Beda, três adultos continuam internados e, na Clínica Lília Neves, a mesma quantidade de crianças. Na Beneficência Portuguesa, mais duas crianças permanecem internadas. No Prontocárdio, são três adultos. Até o momento, sete pessoas morreram por suspeita da gripe, sendo quatro grávidas, um rapaz de 29 anos, uma senhora de 53 e, agora, uma criança, de 12 anos. Todos os exames foram encaminhados para a Fiocruz, no Rio de Janeiro, mas o laboratório ainda não enviou os resultados.

Desde o início da incidência da doença, a secretaria de Saúde vem promovendo uma série de treinamentos para os profissionais da área no sentido de que todos estejam preparados para atender aos pacientes com suspeita da gripe. Atualmente, todas as unidades de saúde do município estão credenciadas a receber pacientes com suspeita da doença. No caso das grávidas, a orientação da secretaria de Saúde é que inicie o medicamento logo que surgirem os primeiros sintomas de gripe.

Na próxima segunda-feira (17), os médicos obstetras estarão reunidos no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, a partir das 19h. Na terça-feira (18), será a vez dos médicos intensivistas debaterem casos de pacientes que faleceram ou estão internados nas unidades de saúde do município.

Na quarta-feira (19), às 18h, estarão reunidos no mesmo local os médicos pediatras que assistirão à palestra da chefe do setor de Infectologia Pediátrica do Hospital Menino Jesus, no Rio de Janeiro, Marisa Aloe. Para finalizar o ciclo de palestras, na quinta-feira (20), estarão reunidos os clínicos, para um treinamento com o médico Luiz José de Souza, responsável pelo Centro de Triagem, que funciona no Hospital Plantadores de Cana.

Liliane Barreto / SECOM
Foto: Antonio Leudo

Um comentário:

Priscila disse...

Gostaria de saber quando retornará as aulas do ensino público municipal.