sábado, 15 de agosto de 2009

Saúde realiza treinamentos e mantém pacientes com suspeita de gripe internados

A secretaria municipal de Saúde realiza, de segunda (17) a quinta-feira (20), treinamentos para profissionais de saúde de diferentes especialidades, como obstetras, pediatras, médicos intensivistas e clínicos sobre o vírus H1N1, causador da gripe suína. De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica, Charbell Kury, o objetivo é trocar informações, aumentar a aprendizagem e uniformizar as ações e os protocolos. Neste sábado (15), 40 pessoas estavam internadas nos hospitais públicos e particulares do município, sendo uma gestante na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de acordo com dados fornecidos no final desta manhã. Graças à iniciativa de antecipar o tratamento de gestantes, logo aos primeiros sintomas, o número de pacientes grávidas internadas vem diminuindo, o que reduz os riscos nas unidades.

De acordo com Charbell, atualmente, cinco gestantes estão internadas no Hospital Plantadores de Cana (HPC), sendo que apenas uma está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde também está uma jovem de 14 anos, que não está grávida, e que vem respondendo bem à medicação, podendo receber alta em breve. "Já chegamos a ter 20 pacientes grávidas internadas e, hoje, o número reduziu bastante. Nos Plantadores de Cana, por exemplo, temos três gestantes na enfermaria e uma, de 20 anos, na UTI", disse o diretor da Vigilância Epidemiológica, acrescentando que, de sexta-feira (14) para hoje (15), quatro grávidas tiveram alta.

Na Unimed, três pessoas estão no Centro de Terapia Intensivo (CTI) e cinco pessoas estão no quarto, sendo três crianças e dois adultos. No Hospital Dr. Beda, são três adultos internados, sendo um no CTI em estado grave. Na Clínica Lília Neves, atualmente, estão duas crianças porque uma teve alta de ontem (14) para hoje (15) e, na Beneficência Portuguesa, duas crianças estão internadas.

Charbell informa, ainda, que no Hospital Geral de Guarus, estão dois adultos, sendo que um foi internado ontem (senhor de 68 anos) e quatro crianças e, na UTI, estão mais dois adultos. No Prontocárdio, estão três adultos estáveis e, na Santa Casa de Misericórdia, deu entrada uma gestante, que está estável.

No Hospital Ferreira Machado, ele ressaltou que estão internadas cinco pessoas no setor de Doenças Infectocontagiosas e Parasitárias (DIP), sendo que um deu entrada neste sábado; duas crianças estão na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (Utip), dois homens estão no isolamento e uma pessoa teve alta. Segundo Charbell, as informações sobre o número de casos suspeitos, divulgados na sexta-feira (14), ficaram desencontradas devido aos horários em que os boletins foram fechados. "Qualquer notificação de casos suspeitos tem que ser feita, até 24h, após o paciente dar entrada na unidade de saúde e os hospitais tem os dados em tempo real", disse o diretor, acrescentando os dados divulgados pela Epidemiologia foram fechados às 14h e os dados do hospital eram do final da tarde.

Apesar da Epidemiologia, ter notificado 150 casos suspeitos da doença, isto não significa que são casos confirmados. Atualmente, os únicos casos confirmados, laboratorialmente, foram os do casal que veio da Argentina e já foram tratados da doença. A Vigilância Epidemiologia está aguardando os resultados dos exames encaminhados para o laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro. "Os resultados estão demorando muito para chegar. A informação que me deram é que existem oito mil exames na fila para serem realizados", disse Charbell.

Sete mortes suspeitas por H1N1 estão sendo investigadas pela secretaria municipal de Saúde, sendo quatro gestantes, dois adultos, de 29 e53 anos, e uma criança de 12 anos. Destes sete, uma grávida era de Cambuci e o menino, que era neuropata, morava em São Fidélis. Ambos faziam parte do grupo de risco.

Treinamentos - Na segunda-feira (17), os médicos-obstetras estarão reunidos no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, a partir das 19h. Na terça-feira (18), será a vez dos médicos intensivistas debaterem casos de pacientes que faleceram ou estão internados nas unidades de saúde do município. "Os médicos intensivistas trabalham nas CTIs

Na quarta-feira (19), às 18h, estarão reunidos no mesmo local os médicos-pediatras que assistirão a palestra com a chefe do setor de Infectologia Pediátrica do Hospital Menino Jesus, no Rio de Janeiro, Marisa Aloe. Para finalizar o ciclo de palestras, na quinta-feira (20), às 19h, estarão reunidos os clínicos para um treinamento com o médico Luiz José de Souza, responsável pelo Centro de Triagem, que funciona no Hospital Plantadores de Cana.

Liliane Barreto / SECOM

Nenhum comentário: