O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano; o diretor da Vigilância Epidemiológica do município, Charbell Kury, e o diretor da Faculdade de Medicina de Campos, Nélio Artilles, se reuniram na manhã desta quarta-feira (26), na secretaria municipal de Saúde, com a imprensa, para falar sobre o I Fórum de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro, que acontece a partir desta quinta-feira (27) e se estende até sábado (29), no Teatro Municipal Trianon.
De acordo com o secretário de Saúde, dois motivos levaram a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) a escolher Campos como sede para o evento. "O primeiro motivo foi a implantação da vacina antipneumocócica no calendário vacinal do município, o que fez com que Campos se tornasse a primeira e única cidade do país a oferecer este serviço. O segundo motivo foi a forma que estamos trabalhando para tratar e prevenir a nova gripe H1N1. Campos pulou mais uma vez na frente em suas ações de prevenção. Isso fez com que o fórum esteja sendo sediado no município", destacou Hirano.
O secretário ressaltou ainda que o fórum é uma organização da Sociedade Brasileira de Infectologia, em parceria com a Faculdade de Medicina de Campos e a prefeitura, através da secretaria municipal de Saúde.
- Este fórum vem complementar nossas ações de capacitação dos profissionais que atuam na saúde em Campos. Estamos em capacitação permanente com os profissionais de saúde, educação e sociedade, neste momento ainda mais intensificada, em função da gripe H1N1. Todos os nossos trabalhos têm embasamento técnico e científico. Estamos muito conscientes e tranqüilos com relação às nossas ações - declarou Paulo Hirano.
O diretor da Vigilância Epidemiológica ressaltou que o fórum deve ter a participação de cerca de 500 profissionais da área de saúde. "Nosso público alvo são médicos, estudantes de medicina e enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais e demais profissionais desta área. Vamos discutir temas importantes, como Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, toxoplasmose, tuberculose e hepatites. Já consideramos o evento um sucesso total e de grande ganho científico para o nosso município", disse Charbell.
Para o diretor da Faculdade de Medicina de Campos, que também é membro da SBI, a interiorização do conhecimento é um dos objetivos da sociedade. "A Sociedade tem como meta interiorizar os conhecimentos científicos e Campos foi escolhida por estar na vanguarda das ações. Isso é importantíssimo para o município", destacou Nélio Artilles.
PROGRAMAÇÃO DO FÓRUM
Dia 27/08 - Quinta-feira
20h - Abertura
21h - Conferência
Impacto da Imunização na Doença Pneumocócica - Tânia Petraglia
Presidente: Francisco de Oliveira
Secretário: Charbell Kury
Dia 28/08 - sexta-feira
9h às 10h
Tratamento da Tuberculose Sensível e Multirresistente. Estado da arte - Jorge Luiz Rocha
Presidente: Luis Clóvis Parete
Secretário: Aluísio Tinoco
10h às 10h15 - intervalo
10h15 às 12h
Hepatites Virais B e C - Tratamento em Mono -Infactado - Eduardo Joaquim Castro
Hepatites Virais B e C - Tratamento Co-infectado com HIV - Dirce Bonfim de Lima
Presidente: Télmo Gracia
Secretária: Lara Lemos
12h às 14h - Almoço
14h às 16h
AIDS - Resistência aos Anti-Retrovirais - Ricardo Diaz
AIDS - Terapia Anti-Viral - Consenso Brasileiro - Gustavo Magalhães
Presidente: Aparecida Castorino
Secretário: Oscar Lara Rocha
16h às 16h15 - Intervalo
16h15 às 17h
HPV - Infecção, Doença e Prevenção - Mauro Romero
Presidente: César Ronald Pereira
Secretário: Alamir Manhães
Dia 29/08 - Sábado
9h às 10h
Antibióticoterapia em Situações Especiais - idoso e Gestante - Walter Tavares
Presidente: Glaura Florim
Secretária: Bianca Moreira
10h às 10h15 - Intervalo
10h15 às 11h
Influenza A (H1N1) - Alberto Chebabo
Presidente: Charbell Kury
Secretário: Rodrigo Carneiro
11h às 12h
Programa Municipal para o diagnóstico, tratamento e prevenção da Toxoplasmose em Campos.
Annelise Wilken, Ricardo Guerra, Nélio Artiles e Lílian Bhaia Oliveira
Presidente: Osvaldo Cardoso de Melo
Secretária: Andreya Moreira
Fernanda Lisbôa
Nenhum comentário:
Postar um comentário