quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Hospitais ainda com suspeitos de gripe suína

A Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Campos divulgou nesta terça-feira (18), que 45 pessoas estão internadas nos hospitais públicos e particulares da cidade com suspeita de ter contraído o vírus H1N1, causador da gripe suína. Deste total, 14 são crianças, sendo três em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (Utip) e sete são gestantes. Em Campos, apenas, dois casos de gripe suína foram comprovados, laboratorialmente. A secretaria de Saúde aguarda do laboratório da Fiocruz, no Rio, o resultado dos exames de casos suspeitos.

Atualmente, o hospital com maior número de pacientes é o Plantadores de Cana, com 12 pessoas internadas. E, ainda, o Hospital Ferreira Machado e a Unimed, com 10 pessoas com suspeita da gripe, em casa um. "Nos Plantadores, são seis gestantes internadas e uma senhora de 55 anos, no CTI [Centro de Terapia Intensivo]. O restante está na enfermaria", informou o diretor da Vigilância Epidemiológica, Charbell Kury.

No Ferreira Machado, são três crianças na Utip; uma na pediatria com quadro estável e dois adultos em estado grave nas UTIs; dois pacientes no setor de Doenças Infecto-Parasitárias (Dip) e dois com o quadro estável no Pronto Socorro. Na Unimed, estão internadas cinco crianças estáveis e cinco adultos, sendo que quatro estão no CTI e um estável no quarto.

No Prontocárdio, estão internados dois adultos, sendo uma jovem de 18 anos e uma mulher, de 39. No Hospital Geral de Guarus (HGG), estão internadas sete pessoas, sendo cinco crianças e dois adultos: um em estado grave na UTI e outro na Unidade Semi Intensiva com o quadro estável. Já, no Hospital Dr. Beda, estão internadas uma pessoa na UTI em estado grave e uma gestante, que tinha recebido alta e voltou a ser internada.

No Hospital Escola Álvaro Alvim, dois adultos estão internados, sendo um em estado grave no CTI. De segunda (17) para terça-feira (18), várias pessoas foram internadas e outras receberam alta, depois de responder bem ao Tamiflu. Nos Plantadores de Cana, cinco pessoas foram internadas neste período; no Protocárdio, uma pessoa e, na Unimed, mais dois pacientes. A gestante que estava na Santa Casa recebeu alta, assim como as outras pessoas que estavam internadas no Doutor Beda.

A secretaria de Saúde continua orientando a população para que evite locais onde há aglomeração e lave bem as mãos. Nesta terça-feira (18), realiza treinamento para médicos intensivistas, onde também serão discutidos casos de pacientes internados; na quarta-feira (19), às 18h, estarão reunidos, também, no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC), os médicos-pediatras que assistirão a palestra com a chefe do setor de Infectologia Pediátrica do Hospital Menino Jesus, no Rio, Marisa Aloe.

Para finalizar o ciclo de palestras, realizado esta semana, na quinta-feira (20), às 19h, estarão reunidos os clínicos para um treinamento com o médico Luiz José de Souza, responsável pelo Centro de Triagem, que funciona no Hospital Plantadores de Cana. "Nosso objetivo é trocar informações, aumentar a aprendizagem e uniformizar as ações e os protocolos", disse Charbell Kury.

Liliane Barreto / SECOM

Nenhum comentário: