A secretária de Educação, Auxiliadora Freitas, continua visitando nesta quarta-feira (19), as unidades escolares da rede municipal de ensino, apresentando recomendações aos gestores e diretores. O objetivo é evitar a propagação do vírus influenza, causador da gripe A (H1N1). Também nesta quarta-feira, o departamento de Suprimento Escolar da Smec está fazendo a reposição dos materiais de higiene e limpeza nas escolas antes que eles acabem, pois ajudam a controlar a entrada do vírus no organismo.
Uma das unidades visitadas foi a Escola Municipal Iniciação Agrícola José Francisco da Mota Vasconcellos (Rotary III), em Donana, onde Auxiliadora conferiu o estoque de sabão de coco, álcool e lenços de papel descartáveis. De acordo com a secretária, os funcionários também receberam orientações para limpar as mesas e carteiras com álcool.
- O álcool em gel está em falta no mercado. Por isso, estamos pedindo que os funcionários diluam o produto em água para substituí-lo. De acordo com as autoridades de saúde, a medida também ajuda a conter o vírus - explicou Auxiliadora.
De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica, Charbell Kury, o álcool tradicional tem 92% de álcool e 8% de água, seguindo o padrão do Instituto Nacional de Pesos e Medidas. Para que tenha eficácia no combate ao vírus da nova gripe, o produto deve conter 70% de álcool. A transformação acontece se, para cada 750 ml do produto, forem adicionados 250 ml de água.
Educação ambiental - Auxiliadora afirmou que a secretaria de Educação está tomando outras medidas relacionadas à educação ambiental nas escolas, devido ao aumento do consumo de copos descartáveis. Ela solicitou que os professores criem projetos de reciclagem para diminuir o impacto do lixo na natureza.
- Estamos pedindo às secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Públicos que nos ajudem a elaborar um projeto para reciclar esses copos. Somos uma instituição educacional e devemos ser a primeira a nos preocupar com isso. Formamos opinião e não queremos colaborar para a degradação do meio ambiente - declarou.
Denúncia negada - A secretária de Educação negou informações repassadas pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) a órgãos midiáticos da cidade, de que estariam faltando copos em algumas unidades, como a Escola Estadual Municipalizada Ciep Maestro Villa Lobos.
- Temos o material no nosso estoque. Estou visitando as escolas diariamente e comprovando que a informação não procede. O diretor está sendo orientado para ir buscar pessoalmente o material no departamento antes que ele acabe, porque estamos lutando contra uma doença que mata - garantiu Auxiliadora.
Kamilla Uhl
Nenhum comentário:
Postar um comentário