segunda-feira, 24 de agosto de 2009

HFM centraliza atendimento a crianças com suspeita de Gripe Suína

O Hospital Ferreira Machado começa, nesta segunda-feira (24), a centralizar as internações e tratamento de crianças com suspeita da gripe suína. Neste sábado (22), o diretor do HFM, Ricardo Madeira, e o chefe da Vigilância Epidemiológica de Campos, Charbell Kury, estiveram na Santa Casa de Misericórdia, fazendo os últimos acertos para que o hospital receba as crianças que portam doenças que descartam a possibilidade da presença do vírus H1N1, causador da nova gripe.

No HFM foram isoladas duas enfermarias pediátricas, com 14 leitos, oito deles em uma Unidade de Terapia Semi-Intensiva. Na Santa Casa, foram disponibilizados 16 leitos. Médicos e enfermeiros da Prefeitura de Campos vão atuar na instituição. De acordo com o chefe da Vigilância Epidemiológica, o referenciamento do Ferreira Machado para atendimento de crianças com suspeita de contágio pelo H1N1 estava sendo discutido desde a última semana:

"A Epidemiologia registrou, semana passado, o maior número de internações nas enfermarias e UTI pediátricas - chegaram a 20, sendo uma média de 10 a 15 nos hospitais particulares e conveniados. Para garantir o suporte necessário ao atendimento desses e de novos casos de menores com sintomas da gripe A, a Secretaria de Saúde criou essa estrutura no Ferreira Machado, por ser o maior e mais bem equipado hospital do município".

As crianças que tiverem qualquer doença diversa da gripe suína passa, a partir de segunda, a ser encaminhada do HFM para a Santa Casa. O diretor do hospital público municipal falou que todas as medidas já foram adotadas para o atendimento:

"São duas grandes enfermarias, já com os leitos separados uns dos outros com a distância indicada pelas autoridades em infectologia. Também já separamos oxímetros (aparelhos que monitoram a saturação do oxigênio) para as crianças. A Prefeitura não está medindo esforços para garantir o atendimento da população nessa pandemia de gripe suína", concluiu.

Verônica Nascimento / SECOM

Nenhum comentário: