Ele lembra que o município já conta com medicamentos enviados pelo Governo do Estado e o atendimento foi descentralizado. De acordo com Charbell, do grupo de risco, as gestantes são as que inspiram mais cuidados devido à baixa taxa de imunidade e, por isso, a secretaria de Saúde já está preparando uma ala de isolamento exclusiva para elas no Hospital dos Plantadores de Cana.
De acordo com Charbell, as duas mulheres já foram medicadas e estão respondendo bem aos medicamentos, mas o quadro de gestação torna a situação delicada. O bebê recém-nascido está passando bem. "Todas as grávidas que apresentarem sintomas de gripe, mesmo que seja leve, devem procurar o médico, Hospital Plantadores de Cana ou uma emergência obstétrica. Foi feita uma pesquisa pelo Ministério da Saúde e, de todas as pessoas do grupo de risco, como crianças menores de dois anos, idosos e cardiopatas, as grávidas são as que inspiram maior cuidado", informou.
Ele afirma que a secretaria de Saúde vem realizando um trabalho educativo, com distribuição de folderes informativos, para que a população tome os cuidados necessários. "A Central de Regulação de Campos está distribuindo medicamentos, que vieram do Estado, atendendo pedido do médico somente para pacientes internados que estejam com quadro de síndrome respiratória aguda. A Epidemiologia está distribuindo formulário para as emergências para que haja uma vigilância de pacientes graves e do grupo de risco", disse Charbell Kury.
A grávida de 20 anos está internada no Hospital Ferreira Machado e a puérpera de 29 anos, nos Plantadores de Cana, com suspeita da gripe. De acordo com o secretário, o estado de saúde das pacientes inspira cuidados. Segundo o secretário de Saúde, as duas mulheres deram entrada no hospital com outro quadro e, durante a internação, foi levantada a suspeita de gripe. "Infelizmente, a grávida, que deu entrada na noite da última quarta-feira (29) sem que fosse feito qualquer comunicado à Epidemiologia, teve seu quadro agravado na noite de ontem e foi transferida nesta manhã (31) para o Hospital Ferreira Machado", informou o secretário.
Segundo Hirano, as gestantes já se enquadram no grupo de risco junto a menores de dois anos, maiores de 60 anos e portadores de HIV, diabéticos, hipertensos e pessoas com doenças que acarretem baixa imunidade. "Nesse caso, é preciso uma vigilância maior. As grávidas que estejam gripadas devem ficar atentas a seu quadro clínico e na ocorrência de tosse, febre e falta de ar buscar atendimento médico".
Na quinta-feira (30), o Departamento de Vigilância Epidemiológica informou outros dois casos de suspeita da gripe suína em Campos, além do menor de nove anos, um homem de 46 anos e o médico de Macaé. O rapaz de 20 anos continua internado e responde bem ao medicamento e o de 27 anos teve alta. "Temos cerca de 10 pacientes sendo monitorados em casa e continuamos aguardando os exames que foram feitos".
Ele faz um alerta para que as pessoas tomem os cuidados necessários, como lavar bem as mãos, limpar com álcool os objetos usados, cobrir a boca quando tossir ou espirrar, utilizando lenço de papel; jogar o lenço no lixo imediatamente; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e outros objetos pessoais, entre outros. "Também é importante evitar locais com grande aglomeração", frisa Charbell.
Liliane Barreto / Regina Oliveira / SECOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário