terça-feira, 6 de outubro de 2009

Saúde e Educação unidas contra a gripe suína e a dengue

Através de uma ação integrada, a secretaria municipal de Saúde vai realizar mais uma capacitação para os profissionais da educação na próxima semana. O diretor da Vigilância Epidemiológica de Campos, Charbell Kury, vai ministrar a capacitação. Ele vai abordar temas, como a Gripe A (H1N1) e a dengue.

As palestras serão realizadas de segunda-feira (5) a quarta-feira (7), no Teatro Municipal Trianon, das 19h às 21h. De acordo com Charbell, esta representa a primeira etapa do projeto "Brincando de Saúde", desenvolvido por biólogos e médicos da Vigilância Epidemiológica, cuja idéia é trabalhar a orientação direta nas escolas para a prevenção de doenças.

A segunda etapa do projeto acontecerá por meio de mini palestras e plantões de dúvidas nas escolas, com a presença dos animadores culturais da secretaria municipal de Educação. Eles farão intervenções culturais, estimulando os professores a trabalhar os temas em sala de aula de maneira mais dinâmica, participativa e atraente.

As visitas às unidades escolares terão início pelos bairros mais acometidos com casos suspeitos da nova gripe, de acordo com Charbell, que são o Centro e Jóquei Clube. "O objetivo é reforçar as informações para que a população não diminua os cuidados com a higiene e a limpeza, impedindo, com isso, que os números de casos suspeitos voltem a aumentar", ressaltou.

- Estar preparado para auxiliar no combate à gripe e à dengue é dever de todos nós - destaca a secretária de Educação, Joilza Rangel. Para ela, prevenção é palavra de ordem na construção da cidadania.

Cronograma da capacitação:

05/10 - Professores e diretores de educação infantil (creches e escolas)

06/10 - Professores e diretores do 1º segmento do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

07/10 - Professores e diretores do 2º segmento do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), coordenadores de campos, supervisores e orientadores pedagógicos

Kamilla Uhl

Nenhum comentário: