quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Programa vai orientar alunos e professores sobre gripe A

O diretor da Vigilância Epidemiológica de Campos, Charbell Kury, reuniu-se nesta sexta-feira (11), com a equipe pedagógica da secretaria municipal de Educação (Smec), visando definir estratégias de trabalho para a implantação do Programa Educação e Saúde nas Escolas. A ação integrada entre as secretarias têm o objetivo de oferecer instruções diretamente aos professores e alunos a respeito da gripe A (H1N1), através de atividades lúdicas.

O programa começa a ser implantando ainda este mês de setembro e vai atender as 243 unidades escolares da rede municipal de ensino. Na primeira fase do projeto, cerca de 5 mil professores das escolas municipais receberão instruções da equipe da secretaria de Saúde, formada por biólogos, assistentes sociais, médicos, acadêmicos de medicina e enfermeiros. As formações acontecerão através de oficinas.

Em seguida, os animadores culturais da secretaria de Educação farão uma intervenção lúdico-cultural para os 54 mil alunos da rede, em parceria com os professores. O ônibus da secretaria de Saúde será deslocado para as escolas, fornecendo vacina contra a gripe sazonal para as crianças de até 5 anos.

As atividades terão início nas escolas localizadas nos bairros Joquey Club e no Centro, onde foram encontrados mais casos suspeitos de H1N1, de acordo com dados da Vigilância de Campos. Segundo Charbell, o vírus influenza, causador da gripe A, vai continuar circulando como vírus dominante. Ele teme que a população diminua os cuidados com a higiene e com a limpeza, para a prevenção da doença.

- Isso aconteceu com o vírus da gripe espanhola, por exemplo, em 1918, que continuou circulando e se misturou a outros vírus, provocando a gripe asiática. Para impedir que o mesmo volte a acontecer aqui em Campos, vamos continuar desenvolvendo ações sustentadas, focadas na orientação - explicou o médico, que pretende estender o projeto para a rede estadual de ensino.

Dengue - Charbell informou que vai repetir a ação integrada com a secretaria de Educação para desenvolver projeto nas escolas contra o mosquito da dengue. O projeto inclui concurso de redação para crianças da rede municipal de ensino sobre o tema. O melhor colocado receberá um computador.

Kamilla Uhl

Nenhum comentário: