quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Volta às aula no dia 17

Está mantida para a próxima segunda-feira (17) a volta às aulas na rede municipal de ensino. A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, anunciou nesta quarta-feira (12) que somente prorrogará as férias, novamente, se a Secretaria de Educação do estado do Rio de Janeiro anunciar novas mudanças.

Ela afirmou que, caso seja necessário, poderá prorrogar por mais 15 dias o afastamento das gestantes das atividades laborais. Elas já estão afastadas do trabalho desde o dia 5 de agosto. A medida é válida, em princípio, até o dia 20 de agosto e se justifica pelo fato das mulheres grávidas apresentarem imunidade baixa, ficando mais vulneráveis à contaminação pelo vírus influenza A (H1N1).

- O importante é lembrar aos pais de alunos que mantenham os filhos gripados em casa, já que eles integram o grupo de risco na aquisição da gripe A. Também estamos pedindo aos professores que continuem tendo o mesmo cuidado - disse a prefeita.

A secretária de Educação, Auxiliadora Freitas, lembrou que os gestores de escolas já começaram a receber os panfletos com orientações sobre a nova gripe. O informativo orienta, por exemplo, os alunos a não beberem água diretamente dos bebedouros, mas em copos descartáveis, distribuídos pela Secretaria Municipal de Educação (SMEC). Os professores devem ser multiplicadores das informações descritas no panfleto, evitando, assim, a propagação do vírus influenza A.

- Os educadores devem preparar atividades interdisciplinares e projetos pedagógicos com o tema, para atrair a atenção dos alunos para o assunto, permitindo, assim, que todos sejam responsáveis no controle dessa doença - pediu Auxiliadora.

As aulas serão repostas em oitos sábados letivos, para que o calendário seja cumprido até o dia 19 de dezembro. Somente algumas unidades escolares, mais prejudicadas com o atraso do início do ano letivo, em razão das inundações que assolaram o município no início do ano, poderão encerrar as atividades após essa data.

- As escolas que estão com as aulas mais atrasadas terão calendário personalizado, baseado na realidade de cada localidade. Faremos o possível para encerrar antes do dia 30 de dezembro, mas se for necessário, estenderemos o calendário para que nenhum aluno seja prejudicado com a reposição dos conteúdos - detalhou a secretária.

Kamilla Uhl

Nenhum comentário: