O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, recebe nesta sexta-feira (7) o secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortes, às 14h, na Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC), em Campos, para discutir ações integradas de prevenção e controle da gripe pelo vírus H1N1. Hirano se encontrou com Cortes, no Rio de Janeiro, na quarta-feira (5), em evento que debateu gripe suína no estado.
O secretário Hirano assinala que no encontro serão debatidas estratégias de atuação integrada entres os governos estadual e municipal, ao mesmo tempo em que o encontro permitirá a atualização de profissionais da saúde sobre os protocolos de prevenção e de tratamento da gripe suína. "Estivemos no Rio conversando sobre as ações que estamos adotando e agora, em Campos, vamos estar com profissionais médicos, como obstetras, para falar sobre a importância do acompanhamento preventivo, principalmente no maior grupo de risco, o das gestantes", cita Hirano.
O secretário Hirano obteve a garantia de Côrtes de que não faltará o medicamento Tamiflu para tratamento das pessoas com sintomas da doença. Na próxima segunda-feira (10), a Vigilância Epidemiológica reúne os 150 obstetras que atuam em hospitais e clínicas públicas e das redes conveniadas e particular de saúde para repassar orientações e procedimentos adotados no atendimento a gestantes. Em Campos, há 23 gestantes sob suspeita de contaminação pelo vírus H1N1 e duas mães que já deram à luz.
O governo municipal realiza uma série de medidas para manter o bloqueio epidemiológico do vírus H1N1 e controlar a transmissão da gripe suína. A prefeita Rosinha Garotinho suspendeu por 15 dias, o trabalho de todas as servidoras municipais grávidas que atuam no atendimento ao publico e prorrogou de segunda-feira (10) para dia 17, o início das aulas em creches e escolas de Campos. A medida foi também adotada por instituições de ensino das redes estadual e privada, inclusive por todas as faculdades e universidades do município.
Sérgio Cunha / SECOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário