quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Secretaria de Saúde faz trabalho educativo para evitar aglomerações

A secretaria municipal de Saúde está encaminhando ofícios a bancos, estabelecimentos comerciais e shoppings, no sentido de evitar aglomerações. A informação foi dada pelo secretário Paulo Hirano, durante sessão plenária na Câmara Municipal na tarde desta terça-feira (11), como medida preventiva para evitar o contágio do H1N1, vírus causador da gripe suína. Ele afirma que esta iniciativa faz parte de um conjunto de ações que vem sendo tomadas pelas autoridades de saúde locais e a orientação é para que evitem deixar clientes esperando muito tempo.

Outra orientação, dada pelo secretário, foi em relação à manutenção de hábitos de higiene, como lavar bem as mãos com água e sabão, e evitar aglomerações. "Pedimos pelo amor de Deus às grávidas que fiquem em casa. Não adianta nada a prefeita Rosinha Garotinho determinar que as funcionárias públicas grávidas fiquem afastadas do serviço e elas continuarem se expondo nas ruas. O mesmo acontece com as crianças, que estão tendo as férias prorrogadas. O que adianta não ir para a escola e as mães irem para o shopping?", questiona o secretário.

- Estamos atentos e caminhando com tranqüilidade, porque desde o início, estamos acompanhando a evolução da doença. É importante lembrar que toda forma de prevenção, como lavar as mãos e evitar aglomerações em locais fechados, é válida - informou Hirano, que também recomenda que a população não freqüente cinemas neste período.

Em função do protocolo do Ministério da Saúde, que recomenda evitar aglomerações em locais fechados, alguns segmentos, como a Câmara Municipal, mudaram a rotina provisoriamente. A partir de agora, o Legislativo se reunirá, apenas às terças-feiras, uma vez por semana, para as sessões plenárias e, não mais, duas vezes. A idéia é que os vereadores se reúnam, internamente, para uma avaliação do quadro de gripe suína, em Campos.

Liliane Barreto / SECOM
Foto: Check

Nenhum comentário: