A secretaria de Saúde de Campos quer mais proteção contra a gripe suína para as gestantes. Novos procedimentos médicos vão ser adotados a partir desta segunda-feira, 03, para as mulheres grávidas. Para que os novos procedimentos sejam adotados com agilidade em tods maternidades da rede pública e priva, o secretário de Saúde, Paulo Hirano, e o diretor da Vigilância Epidemiológica de Campos, Charbell Kury, vão convocar hoje para reunião, todos médicos e profissionais da saúde que atuam nas maternidades.
Charbell adiantou que prepara neste domingo (02) um fluxo de informações em acordo com as novas diretrizes da secretaria de Saúde do Estado do Rio, que prevê tratamento diferenciado para as gestantes com quadro de gripe, mesmo que não estiver com sintomas da gripe Suína.
- A nova orientação é a de internar as mulheres gestantes que estiver com gripe, mesmo que seja a gripe comum. A medida é por prevenção, tendo em vista que as gestantes geralmente fica com a imunidade baixa, e caso a gripe seja provocada pelo vírus Influenza A H1N1, no hospital, o tratamento é imediato, e assim evitamos que a mulher grávida corra risco. Nesta segunda-feira estaremos reunidos com profissionais das maternidades, principalmente os responsáveis da Vigilância Hospitalar. Temos um caso de uma grávida que faleceu a partir de um quadro sintomático de gripe. Aguardamos ainda o resultado do exame, mas enquanto isso, temos que prevenir - apontou Charbell.
A secretaria de Saúde ainda não recebeu resultados dos exames da Fiocruz para a confirmação ou não do quadro de gripe suína de Márcia Lourenço de Azevedo, 29 anos, que faleceu na madrugada de sábado (01). O seu filho, nascido no mesmo dia da internação, passa bem e tem o seu quadro acompanhado por equipes médicas. De acordo com informações de Charbell, que é pediatra infectologista, o bebê está passando bem e foi encaminhado para a UTI, quando nasceu, para ficar no isolamento, por medida de precaução. "Ele está evoluindo bem. Inicialmente, tinha suspeita de pneumonia mas está respondendo bem à medicação", confirmou Charbell.
Uma outra gestante, de 16 anos, no terceiro trimestre de gestação e com diabetes, também com sintomas da gripe, que deu entrada no Hospital dos Plantadores de Cana no dia 29 e que foi transferida para o Hospital Ferreira Machado, está sendo medicada com o antiviral Tamiflu. O secretário de Saúde, Paulo Hirano, pediu prioridade ao laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, na divulgação do resultado do exame, para confirmação ou não do contágio pelo H1N1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário