sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Queda de temperatura aumenta casos suspeitos de gripe suína

Das 48 pessoas internadas nesta segunda-feira (24) nos hospitais de Campos por suspeita de gripe suína, 21 são crianças e cinco são gestantes. Para o chefe da Vigilância Epidemiológica de Campos, Charbell Kury, os números revelam que os pediatras estão mais sensíveis em iniciar o tratamento antes que a gripe evolua para uma pneumonia. Na opinião dele, a queda de temperatura também vem contribuindo para o aumento do número de casos suspeitos em crianças. Na última sexta-feira (21), 22 crianças estavam internadas. No final de semana, o número teve uma redução, chegando a 19 crianças internadas.

Nesta segunda, a Vigilância Epidemiológica foi notificada de mais uma morte por suspeita da nova gripe, contraída através do vírus H1N1. A vítima era uma mulher, de 33 anos, moradora de Dores de Macabu. Ela entrou no Hospital Ferreira Machado no dia 20 e faleceu no domingo (23). Em princípio, ela não tinha nenhum fator de risco. De domingo (23) para segunda (24), foram nove altas.

Atualmente, 12 pessoas estão internadas no Ferreira Machado, sendo sete crianças (duas na Utip em estado grave) e cinco na pediatria. O hospital também está com um adulto no setor de Doenças Infecto-Parasitárias (DIP), um no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e um na Tisiologia. No isolamento do Pronto Socorro, estão internados dois pacientes estáveis.

Um adulto que está internado no Prontocárdio saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi para o apartamento. No Hospital Plantadores de Cana, oito pessoas estão internadas. Das cinco gestantes, uma está na UTI e quatro na enfermaria. Mais dois adultos estão estáveis na enfermaria.

No CTI do Hospital Escola Álvaro Alvim, um adulto continua internado, em estado grave. Na Unimed, cinco pessoas estão internadas, sendo duas na UTI em estado grave, e três adultos estáveis, no quarto. Na Beneficência Portuguesa, está internado um paciente com quadro estável, que entrou neste final de semana. Já no Hospital Dr. Beda, estão duas pessoas internadas, sendo um adulto grave na UTI e outro no quarto, estável.

Cinco crianças menores de dois anos de idade estão internadas na pediatria da Santa Casa de Misericórdia. Outras duas crianças, sendo uma de três anos e outra de 14 dias, estão na Clínica Lília Neves. No Hospital Geral de Guarus, 11 pessoas estão internadas, sendo dois adultos na Unidade de Terapia Semi-Intensiva e um em estado grave. No isolamento do hospital também está internado um adulto e, na enfermaria, sete crianças.

Cuidados com as crianças - Segundo Charbell, alguns cuidados são importantes para evitar que as crianças contraiam o vírus H1N1, como alimentação equilibrada, cuidados com a higiene e manter a casa arejada. "É preciso evitar deixar a casa completamente fechada, mesmo neste período de frio, evitar o contato com animais domésticos, como gato e cachorro e colocar o cartão de vacina em dia", disse o chefe da Vigilância Epidemiológica.

Até agora, mais de 200 pessoas já foram notificadas por suspeita de gripe suína na Vigilância Epidemiológica de Campos. Deste total, 43 são crianças e 62 são gestantes. De acordo com o Charbell, o pico de casos suspeitos registrados no município foi entre os dias 2 e 15 de agosto e, de óbitos, na semana passada, quando quatro pessoas morreram. Ao todo, foram registrados 13 mortes por suspeita da gripe, já que não havia notificação de um paciente, com quadro de obesidade, que faleceu no Hospital Geral de Guarus.

Liliane Barreto / SECOM

Nenhum comentário: