sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Dois pacientes do grupo de risco morrem com suspeita de gripe suína

Dois pacientes graves que faziam parte do grupo de risco faleceram nesta quinta-feira (20) com suspeita de gripe A ou gripe suína, como é mais conhecida. O rapaz de 28 anos, que estava no Hospital Ferreira Machado, era cardiopata e portador de doença metabólica crônica, e a jovem, de 34, que estava no Hospital Plantadores de Cana desde o último dia 17, tinha problema renal crônico. Agora, são 46 pacientes internados nos hospitais públicos, conveniados e particulares da cidade, sendo nove pacientes graves, entre eles, uma gestante, e quatro crianças. De quarta-feira (19) para quinta-feira (20), oito pessoas tiveram alta.

De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica, onde estão sendo notificados os casos suspeitos de gripe suína, 13 pessoas estão internadas no Hospital Ferreira Machado. Deste total, duas crianças estão na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (Utip), dois adultos no Centro de Terapia Intensivo (CTI) e o restante no Pronto Socorro e no isolamento. No final da tarde, um detento deu entrada com sintomas de tuberculose, mas também seria notificado como suspeito da gripe A.

Na Santa Casa de Misericórdia, uma criança de um ano continua internada, e na Clínica Lília Neves, uma criança de três anos. No Hospital Álvaro Alvim, um adulto continua no CTI e o outro, que também estava internado no hospital, teve alta. No hospital Dr. Beda, dois pacientes continuam internados, sendo um grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Um paciente também teve alta nesta quinta.

Já no Hospital Geral de Guarus, são 11 internações, sendo que duas pessoas estão em estado grave e uma teve alta. Na Unimed, oito pessoas estão internadas, sendo duas em estado grave na UTI e os outros seis estáveis. No Hospital Plantadores de Cana, são nove internações, sendo cinco gestantes e uma, de 37 anos, em estado grave na UTI. O restante está na enfermaria e três pessoas tiveram alta no hospital.

De acordo com o secretário de Saúde, Paulo Hirano, os dois pacientes que faleceram tinham doenças associadas, o que tornou o quadro ainda mais grave. "Estes pacientes receberam todo atendimento necessário, mas infelizmente, eles não resistiram", informou o secretário, frisando que nenhum caso de óbito por suspeita de gripe suína foi confirmado ainda.

Ele lembra à população a importância de continuar com as medidas preventivas, como lavar bem as mãos e evitar locais de aglomeração. "Vamos continuar com os mesmos procedimentos. A prevenção ainda é a melhor forma de se evitar o contágio da doença", informou o secretário de Saúde.

Liliane Barreto / SECOM

Nenhum comentário: