terça-feira, 18 de agosto de 2009

Reunião com obstetras para analisar quadro e adotar novas medidas para gestantes

O secretário municipal de Saúde Paulo Hirano e o chefe da Divisão Epidemiológica, Charbell Kury, vão se reunir com a Prefeita Rosinha Garotinho nesta terça-feira (18) para definir a publicação de portaria com normas importantes que estabelecem procedimentos para conter a propagação do vírus Influenza A H1N1, que provoca a chamada gripe Suína. Normas específicas vão ser direcionadas às mulheres. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (17), no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, onde Charbell e técnicos da secretaria de Saúde e reuniram com cerca de 50 médicos obstetras e chefes de serviços de obstetrícia de Campos. A reunião técnica teve por objetivo principal analisar o quadro , com ênfase nos casos de pacientes gestantes com sintomas da gripe provocada pelo vírus e, também, ajustar o protocolo de atendimento às gestantes.

Na primeira parte da reunião de trabalho, Charbell Kury repassou informações importantes sobre tratamento da gestante, da puérpera (grávida que já deu à luz) e dos bebês nascidos de mães com sintomas da doença. Foi decisão unânime entre os obstetras convocados para a assembléia, que todas as grávidas devem ser afastadas do serviço por tempo indeterminado, tendo em vista a necessidade de se avaliar melhor as estatística da doença, que tem nas gestantes o principal grupo de risco. Obstretas concordaram que depois que a Prefeita Rosinha Garotinho decidiu pelo afastamento das gestantes do serviço público, reduziu significativamente o número de registros de grávidas com sintomas da doença.

Visita técnica nas unidades prisionais - Procedimentos específicos também vão ser adotados para o transporte coletivo, shoppings, postos de atendimento médico, clínicas e hospitais. Charbell vai visitar as unidades prisionais do município, no caso a Penitenciária Carlos Tinoco da Fonseca e as Unidades Feminina (Coroa) e Masculina (Guarus) da Casa de Custódia Dalton Castro para avaliar a saúde dos detentos.

Jualmir Delfino / SECOM

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns a prefeita por afastar as grávidas do serviço e assim reduzir o número de gestantes infectadas.