domingo, 9 de agosto de 2009

13 grávidas recebem alta

Embora tenha sido constatada em Campos a diminuição do número de mulheres grávidas internadas com suspeita de gripe suína, as ações de combate ao vírus A H1N1 não param. Nesta segunda-feira (10), às 19h, no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, o setor de Epidemiologia realiza reunião com todos os obstetras da rede pública, para orientar os profissionais sobre os procedimentos necessários.

De acordo com o secretário de Saúde, Paulo Hirano, até hoje de manhã (domingo, 09), das 18 gestantes que estavam internadas, 13 receberam alta, segundo dados do departamento de Vigilância Epidemiológica da secretaria. Ele lembrou que o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, enalteceu o trabalho realizado por Campos, que foi o primeiro município do estado do Rio a implantar atendimento às grávidas, iniciando imediatamente o tratamento.

Ele ressaltou que Campos é pólo regional na distribuição do medicamento Tamiflu, utilizado no tratamento da gripe suína, através do Corpo de Bombeiros. "Campos se encontra numa situação privilegiada", disse.

- O mais importante de tudo é a prevenção. Campos foi o primeiro município a determinar o afastamento das grávidas do trabalho. Elas devem evitar aglomerações, porque naturalmente já têm a pré-disposição, no caso da gripe A. Por isso, as medidas de higiene são necessárias, como lavar as mãos freqüentemente - orienta o secretário.

HPC - A previsão do secretário Paulo Hirano é que até o início da semana seja resolvido o problema do Hospital dos Plantadores de Cana, onde um grupo isol ado de profissionais decidiu paralisar as atividades. Ele informou que profissionais lotados na rede municipal estão suprindo a falta de anestesistas e outros profissionais na maternidade e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HPC, para não causar prejuízos à população.

Atualmente, cinco mulheres grávidas estão internadas em Campos com suspeita de gripe suína: uma na Santa Casa de Misericórdia, quatro no Hospital dos Plantadores de Cana e uma portadora do vírus HIV, que deu entrada na sexta-feira (07), no Hospital Ferreira Machado. Segundo o diretor da Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde, Charbell Kury, ela está no isolamento, tomando medicamentos.

Duas crianças estão na enfermaria do Hospital Ferreira Machado e outra na UTI Pediátrica. Outras três crianças estão na enfermaria do Hospital Geral de Guarus. Neste sábado, uma criança deu entrada na Clínica Lília Neves. O quadro delas é estável. Na Unimed, são quatro pac ientes: dois adultos e duas crianças. Uma mulher, que veio de São Fidélis, está em estado grave. O secretário de Saúde, Paulo Hirano, informou que todos os pacientes estão recebendo o medicamento Tamiflu, inclusive os que estão em casa.

Frânio Abreu / Francisca de Assis / SECOM

Nenhum comentário: